Consideras a cidade de Leiria amiga das pessoas com Mobilidade Reduzida?

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Um pequeno obstáculo, uma grande barreira

Todos os dias, nas nossas deslocações, damos de caras com as mais variadas barreiras arquitectónicas sem darmos conta disso. Um passeio, um degrau, uma porta mais estreita, como tantas outras.
Deixamos-vos aqui um vídeo ilucidativo dos sentimentos e das dificuldades sentidos por uma pessoa com mobilidade reduzida.



Como ficar indiferente?

Tecnologias de Informação sem Barreiras no Local de Trabalho

O Manual "Tecnologias de Informação sem Barreiras no Local de Trabalho” desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro juntamente com algumas instituições, permite às entidades patronais e aos trabalhadores com limitações terem acesso a:

- Software que permite aceder a programas informáticos e à internet com facilidade.

- Legislação referente a subsídios, adaptações arquitectónicas, direitos e deveres do empregador e do empregado, etc.

- Manuais didácticos de como lidar com estas limitações e as possíveis adaptações, à necessidade de cada um, do local de trabalho.

- Depoimentos de pessoas que conseguiram adaptar a sua vida e o seu local de trabalho, conseguindo assim, contornar os seus problemas de acessibilidade.

- Documentos aprofundados sobre acessibilidade.


Uma ferramenta muito útil para quem está dentro desta realidade e para aqueles que estando criar novos locais de trabalho, que não se esqueçam das pessoas com mobilidade reduzida, porque estas, conseguem dar o seu contributo tão bem ou melhor do que qualquer outra pessoa.

O Manual das Tecnologias de Informação sem Barreiras no Local de Trabalho pode ser visitado clicando aqui.

Fiquem bem, e nao deixem de visitar!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Faz Portugal Melhor!


O concurso “Faz Portugal Melhor!” lança um desafio aos jovens:

“O desenvolvimento de projectos sobre a realidade que os rodeia, identificando problemas, propondo soluções, promovendo mudanças”.

Esta proposta interessou-nos logo de inicio, pois sentimos que é essa a essência do nosso projecto, e decidimos então participar.

Com bastante satisfação e orgulho, fomos os seleccionados para representar a nossa escola, de entre vários projectos concorrentes, e iremos assim procurar os melhores resultados com empenho e dedicação, pois estes certamente são uma mais-valia para o reconhecimento e impacto do nosso trabalho.

Esta selecção a nível interno já constitui para nós uma vitória, pois revela que o nosso trabalho é sólido e credível e que pode, como muito gostaríamos, fazer Portugal melhor!

Para mais informações sobre o concurso podem consultar o site do mesmo aqui.

Até à próxima :)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mobilidade Reduzida, o que é?

Uma pessoa com mobilidade reduzida, é aquela que, temporária ou permanente, tem limitada a sua capacidade de se relacionar com o meio e de utilizá-lo.

Nem sempre se enquadrando no conceito de portador de deficiência motora, como erradamente entendido pela sociedade, uma pessoa com mobilidade reduzida pode ser um idoso, uma mulher grávida, alguém de canadianas, desde que por qualquer motivo, tenha dificuldade em se movimentar e aceder aos espaços meios físicos que a rodeiam.

Ter acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem em actividades que abrangem o uso de espaços, produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Actualmente existem já meios para melhorar a locomotividade destas pessoas, e novas medidas estão a ser implementadas. São exemplo as rampas de acesso, dimensões mínimas em portas e corredores, sinais sonoros em paragens de autocarro etc.
Na arquitectura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas.

Mas… será que não podemos fazer mais por estas pessoas? Participem com a vossa opiniao ou com sugestões do que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida destas pessoas.




Ate à próxima :)

O início. . .

Sejam bem-vindos ao nosso blogue!

Nós somos o Grupo B do 12ºE da Escola Secundária Domingos Sequeira, constituído pelos alunos Dário Santos, Davide Moniz, Joana Fernandes e Pedro Pereira e aqui poderão acompanhar, ao longo do ano lectivo, o progresso do nosso trabalho no âmbito de Área de Projecto.

O nosso projecto aborda o tema da Acessibilidade/Mobilidade Humana na nossa cidade tentando dar resposta a questão “Mobilidade em Leiria: um direito ou um luxo?”

Como objectivos ambicionamos identificar as barreiras arquitectónicas existentes na nossa cidade na tentativa de alertar a autarquia para as mesmas e eventualmente corrigi-las; sensibilizar a comunidade para este problema de exclusão social, tomar consciência de como é o mundo aos olhos de alguém com mobilidade reduzida; constatar se a nossa futura escola está de acordo com as normas estabelecidas na legislação em vigor, relativamente à acessibilidade.

Para atingirmos os nossos objectivos iremos desenvolver diversas actividades, as quais vão sendo divulgadas e partilhadas neste blogue, assim como toda a informação que considerarmos relevante.

O conteúdo disponibilizado será actualizado regularmente por isso não deixem de nos visitar e comentar, com as vossas opiniões, sugestões e perguntas.

Até à próxima, fiquem bem :)